domingo, 29 de janeiro de 2012

MITOS DE BELEZA.

1. Cortar na lua cheia da volume aos cabelos.
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que ate agora a ciência não achou nenhuma evidencia nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Ha, sim, provas de que os fios reagem a melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.
2. Os cabelos se acostumam com os xampus.
Você compra um xampu, usa-o por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente - e esta é a principal função do xampu -, quando o produto adquirido não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se nota principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo xampu ideal. A boa nova é que hoje ha produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não esta acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.
3. Água fria deixa o cabelo mais brilhante.
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas.
laser, de acordo com orientação do dermatologista. Se as rodelas estiverem geladas, melhor ainda. Corte duas rodelas e deixe sobe os olhos por 20 minutos. Prefira fazer isso à noite, pois o vegetal pode manchar a pele ao contato com a luz do sol.
4. Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos.
Ao contrario. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu especifico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo.
5. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento.
Ao fazer uma hidratação as pessoas usam um produto que é pra ficar meia hora no cabelo mais deixam por varias horas, achando que vai a hidratação vai ter efeito melhor. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas. Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção as pontas.
6. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis.
O habito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.
7. Fios brancos arrancados nascem em dobro.
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substancia que da cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.
8. Depilar com lamina [famosa Gilette] engrossa os pelos.
Com certeza um mito. Ao passar a Gilette sobre a pele, você não retira o pelo completo, deixando sua raiz ainda dentro da pele. Por isso, o pelo nascera com o mesmo diâmetro de antes. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pelos tendem a diminuir com o tempo. Isso porque os puxões enfraquecem a raiz.
9. Fazer as unhas toda semana as fortalece.
Muito pelo contrario. A acetona, utilizada para retirar o esmalte, é muito forte e não faz bem para as unhas. É importante também deixar as unhas por uma semana sem esmalte algum no mês. Isso faz com que elas respirem, tomem sol e assim se fortaleçam.
10. Por rodelas de pepino nos olhos acaba com as olheiras.Verdade. O pepino tem propriedades tonificantes, que ajudam a clarear as manchas escuras, causadas pelo cansaço olheiras genéticas precisam de tratamento com creme ou
11. Escovar os dentes com bicarbonato clareia o sorriso.
Verdade. O bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos produzidos na placa dental, ajudando a clarear os dentes. Por deixar o pH da boca mais alcalino, esta substancia ajuda no combate de aftas e caries. Mas evite fazer esta escovação com freqüência, pois o bicarbonato também desgasta o esmalte dos dentes, que se tornam mais sensíveis. Uma vez por mês, no Maximo é o suficiente. Na duvida, entretanto, fale antes com o seu dentista.

Autor: Desconhecido
Fonte:
http://globovirtuall.blogspot.com/2009/02/mitos-da-beleza-serie-curiosidades