quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COMO EDUCAR CRIANÇAS SUPERDOTADAS?

A paternidade, sob qualquer condição, exige muito trabalho, paciência e esforço. Não há “manual de instrução” para lidar com as crianças – e a mesma técnica nem sempre funciona com crianças da mesma família. Cada criança requer sua própria atenção e maneira de ser educada, e isso também pode variar com o passar do tempo.

Mas educar uma criança prodígio ou super dotada é um desafio único e exige uma adaptação individual do tempo, atenção e pensamento já que essas crianças têm habilidades incríveis em um campo específico e estão além da sua idade. Elas podem ser excepcionalmente dotadas para a música, ciência, literatura, arte, matemática ou qualquer outro campo de estudo. Seus talentos são normalmente descobertos quando elas ainda são bastante jovens: por exemplo, uma criança que lê aos 2 anos, resolve problemas complexos de matemática aos 5 ou passa no vestibular aos 10.

Embora a capacidade de uma criança prodígio ou superdotada para atividades artísticas ou intelectuais possa nos fazer crer que ela vá desfrutar de um sucesso precoce e duradouro ao longo da vida, os superdotados da atualidade correm o risco de não suportar tamanha pressão, ou sofrer de ansiedade na busca por suas realizações, o que pode levá-los a não ter uma infância normal.

Quando “alguém” de 8 anos de idade está compondo sinfonias ou explicando a física quântica para você, é difícil enxergá-la como criança. O tempo gasto estudando em uma biblioteca de faculdade é também o tempo que essa criança deixa de estar brincando no parque com as demais crianças.

Mesmo que uma criança se entusiasme bastante e consiga desfrutar de seu talento extraordinário, haverá um dia em que sentirá falta de ter brincado. Então, como educar uma criança superdotada?  É possível a uma criança prodígio conseguir equilibrar seus dons naturais com uma infância feliz?

Autor: Clauber Antônio Rossato
curiosidadesdoglobo.blogspot.com

COMO SURGIU A DEMOCRACIA.

A democracia nasceu quando um nobre grego chamado Sólon decidiu propor em 594 antes de Cristo um novo sistema de governo para Atenas, uma das mais poderosas cidades-estado da Grécia antiga. A população ateniense estava cansada dos regimes autoritários e das leis opressoras que vinham sendo impostas à cidade desde que o legislador Drácon, patrocinado pela aristocracia que comandava Atenas, promulgou um sistema de leis extremamente rígidas. Em oposição ao pensamento de Drácon, Sólon elaborou uma constituição que estipulava que todas as decisões referentes à vida dos atenienses deveriam ser tomadas com a participação do povo, só que naquele momento o “povo” era constituído apenas pelos “cidadãos” de Atenas, o que excluía as mulheres, os escravos e os estrangeiros. 
Quando entrou em vigor, a constituição feita por Sólon possibilitou que os cidadãos atenienses elegessem seus governantes e também que deliberassem em praça pública, chamada de Ágora, sobre os principais assuntos que diziam respeito à vida da cidade. Nessas assembléias eram tomadas as decisões e eram eleitos aqueles que conseguissem o maior número de votos, já que todos os cidadãos eram considerados iguais pela constituição ateniense.

No começo, o povo de Atenas acabou elegendo alguns nobres que monopolizaram o poder e foram chamados de tiranos. Mas eles não duraram muito, já que os atenienses baniram os tiranos assim como qualquer político que tivesse um grande número de eleitores “cativos”. Um dos expoentes da democracia grega foi Péricles, um hábil orador que nas assembléias fazia parecer aos cidadãos que eles estavam tomando decisões, quando na verdade estavam apoiando as propostas defendidas por ele. Várias vezes reeleito pelo povo, Péricles tornou-se um dos mais importantes governantes atenienses e a partir de sua liderança a cidade floresceu econômica, militar e culturalmente.

Enquanto isso, os romanos, que eram bravos combatentes, ficaram durante quase um século lutando entre eles próprios. Os patrícios, como eram chamados os homens pertencentes à casta dos nobres, duelaram intensamente pelo poder com os plebeus, a classe popular. Ao final, o governo romano tinha à frente dois cônsules, um eleito pelos patrícios e outro pelos plebeus. Se os atenienses tinham inventado a democracia, os romanos criaram a república, isto é, seu estado era organizado de forma a servir a coisa pública. Em sua estrutura política, os romanos mantinham assim como os atenienses uma assembléia na qual todos os cidadãos pudessem participar, só que os votos não eram contados individualmente e sim por tribos ou centúrias (divisão política formada por cem cidadãos). Mas essas assembléias não eram soberanas, como eram as de Atenas. 

Foi com esse modelo político que Roma fez sua incrível expansão militar e econômica, conquistando inclusive a Grécia, para se tornar no século 2 antes de Cristo o mais poderoso império do mundo antigo. A democracia inventada pelos gregos sucumbiu frente ao Império Romano e quase não seria mais posta em prática por um longo tempo que durou até o final da Idade Média, quando os homens redescobriram a cultura grega. No Renascimento, como foi chamado esse momento, a democracia ressurgiu como uma das principais inspirações para os movimentos que passaram a contestar o autoritarismo e a tirania política.
Em Atenas, havia a democracia direta ou representativa a onde todos os cidadãos votavam para decidir as questões políticas mais importantes. Essa participação sem intermediários é chamada de democracia direta. Ela foi viável na Grécia antiga por conta do tamanho das cidades-estado e de suas populações (Atenas tinha na época 500 mil habitantes e nem todos eram considerados “cidadãos”, na verdade, apenas dez por cento dessa população tinha direito a votar). Na era moderna, as democracias são representativas, afinal as nações e as populações tornaram-se bem maiores, o que, entre outras razões, inviabilizou a prática da democracia direta. Assim, na democracia representativa, o povo elege seus representantes e são esses que legislam e governam. Os partidos políticos são uma das principais instituições da democracia representativa. Com os avanços tecnológicos em comunicação, o exercício da democracia direta pode voltar a ser viável, embora sua prática nos dias atuais seja motivo de polêmica entre os estudiosos.

Apesar de inventada pelos gregos, a democracia não era uma unanimidade entre eles, principalmente entre os mais “sábios”. Importantes filósofos gregos, por exemplo, não gostavam muito dela. Na “República”, Platão escreveu que "a democracia se estabelece quando os pobres, tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas". 

Autor: Clauber Antônio Rossato
curiosidadesdoglobo.blogspot.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

OS 5 ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO PLANETA.

Dizem que, nós, seres humanos, somos os mais inteligentes do reino animal – se bem que, levando em consideração as intermináveis guerras, os danos causados ao planeta e a violência de modo geral, essa afirmação possa ser bastante questionada. Mas, além de nós, os chimpanzés, gorilas, orangotangos e outros primatas têm também cérebros já bastante sofisticados e praticam ações que demonstram um grau de inteligência bastante elevado. E fora os primatas, outras espécies parecem ser também bastante desenvolvidas. A lista é surpreendente:

1. O porco
Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo Homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo. Numa experiência realizada há alguns anos, alguns porcos foram treinados para movimentar um cursor com os focinhos, numa tela de vídeo, e a diferençar imagens que já tinham visto, de outras que estavam vendo pela primeira vez. Eles foram mais bem sucedidos do que chimpanzés.

2. O polvo
Você se lembra daquele polvo, o “Paul”, do Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha? Aquele que fez sucesso durante a Copa do Mundo, na África do Sul, acertando muitos resultados de jogos? Pois bem, está provado que, da mesma forma que os porcos são os animais mais espertos entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos. Eles conseguem abrir frascos, apertar parafusos e até pegar um sanduíche dentro de uma cesta. São os únicos invertebrados que são capazes de usar ferramentas. Alguns foram vistos pegando cascas de coco e transformando-as em abrigos.

3. O corvo
“Nevermore!” (“Nunca mais!”) dizia essa ave, no poema “The Raven” (“O Corvo”), de Edgar Allan Pöe. Sim, o corvo é capaz de imitar o som de algumas palavras, como o papagaio. Em diversas lendas, o corvo aparece como um trapaceiro ou portador de maus presságios, mas, na realidade, eles são bastante inteligentes. Como os polvos, eles são capazes de usar ferramentas simples, armazenar alimentos para o inverno e memorizar experiências para uso em circunstâncias futuras. Um deles foi observado usando a folha dura de uma árvore, como se fosse uma faca, para fazer nozes caírem numa rua movimentada e serem esmagadas pelas rodas dos automóveis, para que eles pudessem comer as sementes. Notável, não? Eles também podem reconhecer pessoas e lembrar-se dos seus rostos durante anos.

4. Os golfinhos
Estes, com toda certeza, são um dos animais mais inteligentes de toda a espécie animal. Parece até que eles têm uma linguagem própria e, através dela, se comunicam entre si. Cientistas fizeram diversas tentativas para decifrar essa linguagem, mas, até agora, não obtiveram sucesso. Quem já viu esses cetáceos se exibindo em aquários, sabe que eles são capazes de obedecer a inúmeros comandos dos seus treinadores. Há alguns anos, pescadores viram golfinhos arrancando pedaços de esponjas do mar e envolvendo seus narizes com eles, para evitar escoriações.

5. Os elefantes
Esses paquidermes extremamente inteligentes vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia e demonstram solidariedade com outros animais. As fêmeas, quando grávidas, reconhecem e comem certo tipo de erva que induz o parto. Usam ferramentas para diversas finalidades. Certa vez, um grupo de elefantes foi visto atirando pedras com as trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente. Por ocasião da morte de um membro do grupo, seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam visitar os túmulos dos falecidos.

Entre nós, humanos, é preciso fazer uma distinção entre a verdadeira inteligência e o simples raciocínio (instrução, memória, cultura ou erudição). Existem intelectuais estúpidos e analfabetos geniais e a recíproca é verdadeira. Inteligência é uma questão de sensibilidade de espírito e isso não se aprende na escola.

Postado por de 10 de agosto de 2011 | Você sabia.Net

50 FATOS CIENTÍFICOS CURIOSOS.

01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.
03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.
04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).
11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.
21. A estrutura molecular do DNA foi determinada pela primeira vez em 1953 por Watson e Crick.
22. O primeiro cromossoma humano foi construído por cientistas americanos em 1997.
23. O termômetro foi inventado em 1607 por Galileu Galilei.
24. Alfred Nobel, pai do famoso prêmio, foi o inventor e fez fortuna com a dinamite em 1866.
25. Wilhelm Rontgen venceu o primeiro prêmio Noval de física em 1895, por ter descoberto o raio-x.
26. A maior árvore documentada foi um eucalipto australiano, que em 1872 tinha pouco mais de 130 metro de altura.
27. Christian Barnard fez o primeiro transplante de coração em 1967, o paciente sobreviveu 18 dias com o novo órgão.
28. Uma enguia elétrica pode dar um choque de 650 volts.
29. Comunicações sem fio deram um grande passo em 1962, com o lançamento do Telstar, o primeiro satélite capaz de retransmitir sinais de telefone e televisão.
30. O vírus Ebola mata 80% dos humanos que infecta.
31. Dentro de 5 bilhões de anos, o sol vai ficar sem energia e se transformar em um “gigante vermelho”
32. As girafas dormem apenas vinte minutos por dia. Eventualmente, elas podem dormir até 2 horas por dia, mas nunca de uma só vez, sempre em pequenos cochilos.
33. O corpo humano tem mais de 96.000 km de vasos sangüíneos.
34. Uma célula sangüínea leva apenas 60 segundos para completar uma circulação completa pelo corpo.
35. No dia que Alexander Graham Bell foi enterrado, todo o sistema de telefonia dos EUA foi desligado por um minuto, em sua homenagem.
36. O chamado de baixa freqüência feito pela baleia jubarte, é o som mais barulhento produzido por um ser vivo.
37. 25% de todas as plantas do mundo estão ameaças de extinção até o ano 2010.
38. Cada pessoa perde 40 kg. de pele durante sua vida.
39. Com 37 centímetros, as lulas gigantes são os seres vivos com maior olhos da Terra.
40. O Universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.
41. Quando se colocam larvas sobre feridas, elas curam mais rápido e sem risco de infecções ou gragrenas.
42. Mais germes se transferem em um aperto de mãos que em um beijo.
43. A velocidade mais rápida com que a chuva cai, são 29 km/h.
44. Seria necessária uma hora inteira para um objeto pesado afundasse 10,9 km., no local mais profundo de todos os oceanos.
45. Cerca de um quatrilhão de neutrinos do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.
46. O local mais profundo de todos os oceanos são as Fossas Marianas, no pacífico, com exatos 10.910 metros.
47. A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).
48. Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.
49. Mesmo viajando à velocidade da luz, seriam necessários dois milhões de anos para ir da Terra à galáxia mais próxima, Andrômeda.
50. Um dedal de neutros de uma estrela, pesa mais de 100 milhões de toneladas.

Autor: Desconhecido
Postado por de 18 de novembro de 2009

domingo, 6 de novembro de 2011

LIBERDADE POR NATUREZA E REGRAS IMPOSTAS.

O ser humano tem o livre arbítrio por natureza e segue regras, leis impostas pela ética e moral promulgados pela sociedade. A liberdade dos homens que julgamos tão bela e necessária na sociedade não deve ficar sob qualquer outro poder legislativo a não ser aquele concebido por consentimento na comunidade, nem sob o domínio de qualquer vontade, a não ser aquela promulgada pelo poder legislativo. A liberdade natural do homem consiste em estar livre de qualquer poder superior na terra, e não sob a vontade ou autoridade legislativa do homem, tendo somente a lei da natureza como regra. A lei dos homens sob o governo importa em ter regra permanente pela qual viva comum a todos os membros que constituem a sociedade, feita pelo poder legislativo.
O homem quando entra em sociedade, abandona a igualdade, a liberdade e o poder executivo que tinha no estado de natureza. Já nas mãos da sociedade dispõe de poder legislativo conforme exigir o bem do individuo, fazendo com a intenção de melhor preservar-se a si próprio, a sua liberdade e propriedade. O poder da sociedade ou legislativo visa o bem comum do povo coma obrigação de assegurar a propriedade de cada um, contra os malefícios que tornam o estado de natureza frágil. E sendo assim, o legislativo garante segurança á propriedade da seguinte forma. A comunidade governa mediante leis estabelecidas, promulgadas e conhecidas do povo, e não por meio de decretos espontâneos, garantindo assim um juízo baseado em leis justas, possibilitando prevenção contra malefícios estrangeiros ou possíveis invasões, sempre tendo como prioridade e objetivo a paz, a segurança e o bem publico do povo.
A única maneira encontrada em virtude da qual uma pessoa renuncia a liberdade natural e se submete a sociedade civil, consiste em concordar com outras pessoas em juntar-se e unir-se em comunidade para viverem em segurança, conforto e paz, gozando das garantias e proteção contra quem quer que não faça parte da sociedade. Ao construir uma comunidade ou governo, formam no corpo político no qual a maioria tem o direito de agir e resolver por todos. Quando se está de corpo presente a uma sociedade, mesmo que não seja a sua, deve-se concordar como poder vigente submetendo-se e concordado comas leis e o governo que ali se encontra. É necessário para que este individuo seja realmente efetivo a esta comunidade ou sociedade política. O seu consentimento o tornará um membro da comunidade.
Em sociedade, o homem abandona a igualdade, a liberdade e o poder executivo que tinha no estado de liberdade plena. Já nas mãos da sociedade dispõe de poder legislativo conforme exigir o bem do individuo, fazendo com a intenção de melhor preservar-se a si próprio, a sua liberdade e propriedade. O poder da sociedade ou legislativo visa o bem comum do povo com a obrigação de assegurar a propriedade de cada um, contra os malefícios que tornam o estado de natureza frágil. E sendo assim, o legislativo garante segurança à propriedade com leis estabelecidas e promulgadas conhecidas pelo povo garantindo um juízo baseado em leis justas prevendo malefícios e sempre tendo como prioridade a paz, a segurança e o bem público do povo.
Uma vez que o legislativo tem o poder de fazer leis o executivo tem o poder e o dever de executar, fica claro a responsabilidade dos poderes em orientar com segurança tudo que possa reconhecer como vantagioso para a sociedade ou para o povo em geral, baseado em medidas justas e duradouras que deverão sempre ser aprovadas e, quando executadas, merecendo a aprovação do próprio povo. É interesse, tando quanto intenção do povo, dispor de representação adequada dos poderes, e também da aprovação da comunidade em relação aos poderes.
Autor: Clauber Antônio Rossato
curiosidadesdoglobo.blogspot.com