sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AS CORCOVAS DOS CAMELOS ARMAZENAM ÁGUA?

Na realidade, uma corcova de camelo é um monte de gordura. Em um camelo saudável e bem alimentado, a corcova pode pesar até 35Kg! Seres humanos e a maioria dos animais armazenam suas gorduras misturadas com o tecido muscular ou em uma camada logo abaixo da pele. Camelos são os únicos animais que possuem corcova.

A corcova permite que o camelo possa sobreviver por um período bem longo de até duas semanas sem precisar se alimentar. Devido ao fato de normalmente os camelos viverem no deserto, onde a comida é escassa em longas distâncias, isso é importante.
Um camelo precisa de cerca de 20 litros de água por dia no verão. Entretanto, um camelo pode perder até 100 litros de água de seus tecidos corporais sem efeitos adversos. Uma coisa que um camelo pode fazer por conservar água é suportar grandes oscilações de temperaturas do corpo. Um camelo pode começar o dia a 35ºC e deixar que sua temperatura suba até 40ºC. Somente no final dessa faixa de temperatura máxima é que ele precisará suar para evitar superaquecimento. Quando você compara essa faixa de temperatura com a faixa do corpo humano, em que meros 2 graus de aumento indicam uma doença, você percebe a vantagem.
Outros dados sobre o camelo:
  • um camelo adulto pesa entre 318 a 680 kg e tem até 2,1 metros de altura,
  • camelos podem viver até a idade de cinqüenta anos,
  • a gestação das camelas dura cerca de onze meses e elas dão à luz uma única cria,
  • o camelo macho chega à maturidade aos cinco anos e a fêmea entre os três e quatro anos,
  • na realidade, os camelos têm três pálpebras: duas delas possuem pestanas e uma terceira é fina,
  • um camelo pode fechar suas narinas,
  • o camelo, como os caprinos, come de tudo,
  • camelos de carga podem carregar cargas de até 181kg por 40km em um dia.
"HowStuffWorks - As corcovas dos camelos armazenam água?".
Publicado em 01 de abril de 2000  (atualizado em 23 de julho de 2007) http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao104.htm  (05 de novembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário