quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O QUE A MAIORIA DOS TUBARÕES COMEM?

Com cerca de 400 espécies de tubarão que existem por aí, poderíamos preencher livros e mais livros catalogando seus hábitos alimentares individuais. Enquanto os tubarões-charuto tiram pedacinhos de sua presa e dão o dia por encerrado, os grandes tubarões-brancos  podem comer mamíferos marinhos enormes com uma só bocada. Certamente os hábit...os alimentares de um esqualo de 20 cm são diferentes dos de um tubarão-baleia de 20 m, sem falar dos primos e tios que eles têm.

Todos os tubarões são, pelo menos, em parte, carnívoros. Geralmente, consomem entre 0,5 e 3% do peso de seu corpo por refeição, já que o espaçamento entre elas, de boa parte dos tubarões, é de dois ou três dias. Embora tenham corpos capacitados para capturar comida, eles não conseguem mastigá-la muito bem, por isso, precisam de tempo para digerirem adequadamente.

Em geral, os tubarões preferem comer peixes, lulas e crustáceos

Como os tubarões estão no topo da cadeia alimentar marinha, sua dieta têm um papel importante no controle das espécies que estão abaixo, muito semelhante ao dos leões na selva. Por exemplo, se tubarões grandes morressem, cresceria a população de polvos que, por sua vez, comeriam mais lagostas.

Além disso, os hábitos de caça dos tubarões ajudam a perpetuar uma sobrevivência do modo mais justo em seu ambiente. Para economizar energia, os tubarões geralmente atacam peixes ou mamíferos mais frágeis, imaturos ou fracos. Isso elimina as criaturas mais vulneráveis e mantém vivos os peixes e animais mais fortes e saudáveis.

Que tipo de peixe e mamífero, em particular, os tubarões comem?

Variações na dieta dos tubarões

Deixando de lado por um instante as variações interfamiliares, a maioria dos tubarões alimenta-se de peixes, lulas  e crustáceos. Algumas espécies de tubarões têm preferências alimentares mais específicas, veja abaixo algumas preferências de espécies de tubarões em particular:

•os tubarões-martelo alimentam-se de arraias
•os esqualos lisos gostam de comer caranguejos  e lagostas
•os tubarões-tigre comem tartarugas marinhas;
•os tubarões-azuis preferem lulas.

Curiosamente, a maior espécie de tubarão, o tubarão-baleia, não caça de modo algum. Os tubarões-baleia, tubarões-boca-grande e tubarões-frade alimentam-se  de plâncton. Essas espécies possuem guelras especializadas que filtram a água para extraírem as algas e criaturas marinhas microscópicas que contenham plâncton. Apenas colocando na boca, os tubarões-frade filtram 1.995.840 litros de água por hora, extraindo 2kg de alimento.

As refeições fáceis.
Um tubarão-baleia filtra os alimentosao abrir a boca. Alguns tubarões maiores e mais rápidos estendem sua dieta para incluir mamíferos marinhos, além de peixes grandes, como atum, cavala  e outros tubarões. Os grandes tubarões-brancos, tubarões-tigre e tubarões mako também podem consumir focas, leões-marinhos, pássaros marinhos, golfinhos  e marsopas.

Os tubarões-tigre provavelmente são os menos exigentes quanto às preferências culinárias. Já foram encontrados em seu estômago placas de carro, tartarugas, cobras marinhas e latas de gasolina.

Se você não sabe ao certo que tipo de comida uma determinada espécie de tubarão come, basta analisar sua boca. Diferentes tubarões possuem dentes específicos, moldados para sua presa predileta. Os gigantes brancos possuem dentes triangulares, afiados como navalha, para cortar carnes mais grossas e gordas de peixes maiores e mamíferos marinhos. Como os tubarões-tigre gostam de crustáceos, seus dentes assemelham-se a facas com corte serrilhado e formato arredondado para quebrar as conchas. Os tubarões que filtram os alimentos, como os tubarões-baleia, têm fileiras de dentes curtos e sem corte, já que não precisam rasgar a comida.

Mas apesar da reputação da voracidade dos tubarões, eles também podem ser alvo de outros animais. Descubra na próxima página quando os tubarões se tornam presas.

Tubarões como alimento

Na hierarquia alimentar do mar, os grandes tubarões geralmente ficam no topo. Entretanto, até os grandes tubarões-brancos  ferozes têm inimigos na água. As baleias assassinas , que pesam cerca de 5 toneladas, já comeram grandes tubarões-brancos . Crocodilos , focas  e outros tubarões também podem atacar tubarões mais jovens.

De longe, o predador mais perigoso dos tubarões é o homem. A carne de tubarão tornou-se bastante popular como alimento, e fabricantes também usam a cartilagem de tubarão  em alguns medicamentos. Em 2007, os Estados Unidos exportaram 4.160 toneladas de carne de tubarão e esqualo [fonte: Serviço Nacional de Pesca Marinha. Embora os Estados Unidos tenham importado 32 toneladas de barbatana de tubarão, em 2007, eles, além do Canadá, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul, proibiram a tática de pesca de capturar tubarões, remover suas barbatanas e jogá-los de volta ao mar.

Devido ao sucesso da pesca comercial de tubarão e aos problemas com a captura de tubarões como um subproduto de outras aventuras pesqueiras, a população de certas espécies diminuiu recentemente. Alguns especialistas em tubarão estimaram que o número total de tubarões na água caiu até 90%. Eles também temem a diminuição porque a reprodução dos tubarões é muito mais lenta do que a de outros peixes, pois a maioria das espécies carrega seus filhotes como mamíferos. Ao mesmo tempo, os defensores da pesca comercial de tubarão afirmam que o negócio beneficia os pescadores, além de proteger as pessoas de ataques de tubarão fatais.

Na verdade, a preocupação freqüente sobre esses ataques é exagerada em relação à taxa de incidência. As pessoas morrem anualmente das lesões terríveis relacionadas aos ataques de tubarão, mas apenas 30 das quase 400 espécies já tiveram contato com o homem. Dessas 30 espécies, os especialistas em tubarão consideram que cerca de uma dúzia seja potencialmente perigosa às pessoas. Como o corpo humano tem uma quantidade maior de músculos, é possível que os tubarões mordam e soltem a vítima, já que preferem comidas mais gordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário